sexta-feira, 20 de março de 2009

Marco Zero

O blog Culturas Jurídicas tem como objetivo discutir o direito dentro de uma perspectiva de abertura à alteridade, fazendo-nos ter consciência que a nossa maneira de pensar os nossos direitos estão ligados a nossas maneiras de pensar o mundo e que há maneiras diferentes de pensar o “jurídico” em nossas diversas sociedades.

Três eixos de reflexão inspiram o conteúdo deste blog: direito comparado, multiculturalismo e pluralismo jurídico. Eles nos convidam a reexaminar as relações que as nossas sociedades mantêm com o direito, não mais em termos de linhas de demarcação e de sistemas jurídicos formais, mas como uma dimensão da vida que se insere na dinâmica global, incorporado na totalidade sociocultural, a partir da qual o direito poderá ser pensado.

O blog Culturas Jurídicas inaugura, portanto, um espaço novo de interação entre visões de mundo a respeito deste fenômeno social chamado “direito”. Logo, não só juristas, mas também antropólogos, filósofos, cientistas políticos, internacionalistas, sociólogos, etc., estão convidados a se unir a nós no desenvolvimento deste debate e a fazerem parte desta revista. Quanto aos leitores, convidamos a se aventurar nesta “desaprendizagem” dos esquemas de pensamento unitários e centralizados sem o qual será particularmente difícil ter um olhar novo sobre o mundo, sobre nossas sociedades e sobre nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário